estudante
Complexo de golgi: organela formada por um conjunto de bolsas membranosas achatadas ou vesículas empilhadas. Suas funções incluem o armazenamento de certas substâncias, síntese de polissacarídeos e lisossomos, além do processo de secreção celular (eliminação de substâncias da célula).
Mitocôndria: são estruturas cilíndricas rodeadas por 2 membranas, com dimensões de 2 a 7 micrômetros. Suas funções incluem a respiração celular e consequente produção de energia. Elas são delimitadas por 2 membranas lipoproteicas, onde a mais externa é lisa e a mais interna apresenta dobras (cristas mitocondriais), preenchida por um líquido, a matriz mitocondrial, que por sua vez contém diversas enzimas. São elas: DNA circular, RNA e ribossomos (semelhantes aos ribossomos bacterianos).
Ribossomos: pequenas partículas que podem existir livres na célula ou associadas a outras organelas, realizando a síntese proteica.
Retículo endoplasmático: composto por uma série de estruturas membranosas dobradas sobre si mesmas, que comunicam entre si por uma rede de canais. Sua principal função é o transporte de substâncias. No neurônio este é conhecido como “Corpo de Nissl”.
Microtúbulos: são pequenos e finos tubos cilíndricos e ocos, formados por proteínas globulares chamadas de tubulinas. Fazem parte da rede de sustentação da célula, definindo sua fórmula e permitindo a realização de movimentos.
Neurofilamentos: sendo constituídos por 3 proteínas diferentes, fazem parte da terceira classe de filamentos intermediários formados por polipeptídeos com repetições subseqüentes de sete aminoácidos são encontrados em diversas regiões do neurônio, como nos axônios, dendritos e corpos celulares.
Corpo celular: é a parte onde ficam o núcleo e diversas organelas, como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexos golgienses.
Axônios: é uma grande extensão do corpo celular, que se conecta à outros neurônios ou à células de outros