Estudante
Manjar CelestialDas personagens que aparecem em Atos 12, qual você gostaria de ser? Talvez quisesse estar no lugar do rei Herodes. Afinal, quem iria se recusar a viver uma vida de poder, luxo e riqueza, como uma celebridade venerada por todos? Se acha que não, tente se lembrar da última vez em que viu os ricos e famosos no tapete vermelho da entrega do Oscar e pergunte ao seu coração se não desejou ser um deles.
As outras opções seriam Tiago, morto à espada por causa de sua fé em Jesus; Pedro, encarcerado pela mesma razão, e os irmãos, reunidos a portas trancadas em oração por Pedro enquanto ocorria uma perseguição generalizada contra os cristãos. Não parecem escolhas muito animadoras, não é mesmo? Supondo que não soubéssemos que Herodes acabaria comido vivo por vermes, acredito que a maioria dos votos iria para ele.
No entanto naquele capítulo Tiago partiu para “estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor”(Fp 1:23); Pedro foi libertado por um anjo enviado pelo Senhor, que não apenas fez suas algemas e as portas da prisão se abrirem milagrosamente, mas teve o cuidado de garantir que Pedro se vestisse, amarrasse as sandálias e cobrisse as costas com uma capa antes de enfrentar o sereno da madrugada. Quanto aos que oravam com as portas trancadas, eles desfrutavam do privilégio de penetrar nos céus, onde fica “o trono da graça”(Hb 4:14-16), para interceder por Pedro.
No mesmo capítulo em quem vemos o incrédulo Rei Herodes ocupado com assuntos terrenos ligados ao seu governo e bajulado pelos fãs (At 12:20-21) em uma esfera exclusivamente terrena, os cristãos habitam simultaneamente em dois mundos: a terra e os céus. Tiago embarca literalmente rumo à glória; Pedro passeia pelas ruas da cidade na companhia de um habitante dos céus; e os irmãos têm “ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo