Estudante
Este presente trabalho da cadeira de Botânica Geral, tem como tema Morfologia do caule, irá abordar um conjunto de informação que vai nos dar uma visão mais ampla em relação ao contesto em causa de uma forma muito genérica, abordaremos ainda sobre alguns intes na morfologia do caule, a destacar: A origem do caule, as características, as classificações, a função e as modificações do caule, serão esses assuntos que iremos abordar ao longo do trabalho.
Objectivo geral:
Conhecer as características morfológicas do caule.
Objectivos específicos:
Identificar as características morfológicas ou partes do caule;
Descrever os tipos de caules (classificação do caule);
Saber a origem e o desenvolvimento do caule.
Morfologia do Caule
Morfologia: Estuda as formas das estruturas como um todo.
Origem do caule
Quando uma semente germina, desenvolve-se em primeiro lugar a radícula, em seguida cresce uma parte que em vez de mergulhar no solo, se ergue verticalmente ao ar, e é o caulículo que da origem ao caule, e deste saiem depois muitas vezes ramificações.
Dai que o caule tem origem a partir do desenvolvimento do embrião. E existe também caules que provem de tubérculos.
Conceito de Caule
Caule é a parte do colmo que estabelece a comunicação entre a raiz e as folhas, e que mantém, pela sua ramificação os órgãos nas melhores condições de exposições a luz solar.
Os caules das plantas tem aspectos e formas muito diferentes. Uns são muito altos podendo chegar a atingir cem metros (100 metros), outros são pequenos, elevando-se em poucos centímetros do solo.
Características morfológicas do caule / Partes do caule
Normalmente o caule é a parte aérea do eixo das plantas vasculares. A estrutura externa mais comum do caule inclui seguintes porções:
Gomos terminais;
Gomos ou gemas axilares (que encontram-se nas axilas das folhas);
Nó;
Entrenó;
Colo.
Gomo Termina: É a parte do caule responsável pelo crescimento em altura e da origem as folha e ramificações.