Estudante
Sabemos que um por cento indica que dividimos o inteiro em 100 partes iguais e consideramos apenas uma dessas partes. Representamos isso da seguinte forma: 1/100, que chamamos de RAZÃO CENTESIMAL ou de RAZÃO PORCENTUAL e lemos UM POR CENTO.
Usualmente, utiliza-se o símbolo % para representar porcentagem. No exemplo anterior, representaríamos um por cento da seguinte forma: 1%
Note que cem por cento corresponde ao todo e 100% = 100/100 = 1
Assim, chama-se 100% de unidade.
Chamemos P de principal, ou seja, o todo que temos ou que queremos.
Porcentagem é uma parte do principal, ou seja, uma parte do todo.
Chamemos, agora, i de taxa, ou seja, parte da unidade. A unidade i%, que lemos i por cento, é usada para representar a fração de i/100.
Então, para determinarmos uma porcentagem x, basta aplicarmos uma regra de três simples, conforme vemos a seguir:
Grandeza 1 Grandeza 2
P 100
X i
P = 100
X i
Então:
X = iP
100
Transformação de uma razão qualquer em razão centesimal (ou razão porcentual).
A transformação de uma razão qualquer em razão centesimal tem como objetivo descobrir a quantos por cento corresponde a razão dada. Veja o exemplo.
Desejamos saber a quanto por cento corresponde a razão ¾. Escrevemos que:
3 = x
4 100
4x = 3 x 100
X = 300/4
X = 75
Então, ¾ = 75/100 ou 75%.
JUROS SIMPLES O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde:
J = juros
P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Exemplo: Temos uma dívida de R$ 1000,00 que deve ser paga com juros de 8% a.m. pelo regime de juros simples e devemos pagá-la em 2 meses. Os juros que pagarei serão:
J =