Estudante
Descrição da Ação:
Com esta ação, pretendo incentivar o plantio de árvores na região, começando pelo bom exemplo, claro. Plantar árvores em proximidades; repassar a ideia e incentivar a expansão do plantio não como uma tarefa árdua e obrigatória, mas como um meio de corrente-do-bem, colaborando assim para a preservação ecológica. Lembro-me da última vez que plantei uma árvore, cuidei e zelei por ela durante muitos anos até que conseguisse se sustentar sozinha.
Quando inserimos pessoalmente uma árvore num local, colocamos não só tempo e dedicação, mas também carinho, amor e consciência, características essas que irão fazer com que olhemos aquela árvore diferenciadamente e percebamos a importância dela para todas as outras ao redor e para nós mesmos, pois conseguimos identificar a harmonia com que elas se comunicam e nos proporcionam vida.
Dissertação:
Quantas árvores você plantou hoje?
É uma questão incomum de possíveis respostas distintas, mas com uma intenção muito direta. O vendedor de árvores, por exemplo, poderia ter uma resposta diferente da sua, mas talvez nem ele saiba o bem que está fazendo.
Plantar uma árvore é mais do que inserir uma semente no solo. É preservar a flora, a fauna, a natureza, o Ecossistema, as gerações atuais e futuras. Plantar uma árvore é assegurar que tenhamos ar para respirar, frutos para comer, papel para escrever, sombras para repousar, lenha para queimar, móveis para decorar, mas acima de tudo, assegurar que tenhamos vida.
Quando alguém planta uma semente, uma nova vida renasce para cumprir seu único objetivo, cuidar do nosso planeta sem cobrar nada por isso. Antes de nós as árvores aqui já estavam, sendo assim, como nos mares e todos os outros ambientes naturais, o homem é o invasor de todo o espaço que conhecemos, logo, somos “convidados” do Ecossistema, e como convidados, não deveríamos ter o direito de “despejar” os anfitriões.
Respeitar uma árvore é respeitar a si mesmo, e para cada árvore