Estudante
Émile Durkheim e Max Weber
Conceitos de Émile Durkheim vs. Max Weber
Introdução:
A definição comum de sociedade pode ser dita como um sistema interações humanas culturalmente padronizadas. Assim, podemos dizer que a sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis. Podemos também definir a sociedade como uma rede de relacionamentos sociais, sendo elas institucional, anônima, civil, artística, etc.
A sociedade é também a existência de uma organização social de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.
Émile Durkheim
Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade que é a força que os fatos exercem sobre os indivíduos. Os “fatos sociais” consistem em maneiras de agir, pensar e de sentir, exteriores ao individuo que lhe são impostas desde seu nascimento e que não tem poder para modificar.
Podemos dizer também que segundo Durrkheim, a sociedade é quem controla as ações individuais. O individuo aprende a seguir normas que lhe são exteriores, apesar de ser autônomo em suas escolhas; porém essas escolhas estão dentro dos limites que a sociedade impõe, pois caso o indivíduo ultrapasse as fronteiras impostas será punido socialmente.
Durkheim trabalha com o conceito de Solidariedade Mecânica e Orgânica. A Solidariedade Mecânica se dá entre os indivíduos de uma sociedade em que não há diferença entre os membros. Nela há uma ligação direta entre o individuo e a sociedade. Essa ligação ocorre quando há uma convergência de crenças, valores e sentimentos. Nesse tipo de sociedade a união se dá de forma mecânica, automática. Na Solidariedade Orgânica, o consenso é atingido pela diferenciação entre os indivíduos. A solidariedade se dá pela interdependência de cada membro da sociedade. Para a integração desta, é necessário que cada elemento social realize determinada função social.
Conforme a divisão de