eletromagnetismo
DE
FÍSICA
SÉRIE: 2° ANO II
TURNO: MANHÃ
FORTALEZA
2014
Apresentação do trabalho em __/__/__ ao professor orientador da área de Física.
Orientador: Rafael.
Tema
A física no cotidiano.
Subtema
A evolução do eletromagnetismo.
Objetivo
Ao ouvirmos ou vermos falar sobre o eletromagnetismo, podemos achar que esta é uma coisa distante do nosso cotidiano, o que não é o caso. Temos a presença dessa parte da física em muitas coisas ao nosso redor, como por exemplo, nos exames de raios x e no microondas. Devido isso, nosso trabalho será informar sobre o eletromagnetismo e seu uso no cotidiano.
Justificativa
Aprender sobre uma parte da física que muitos já podem ter ouvido falar, mas não sabem em que parte da nossa rotina ela pode estar encaixada.
Pesquisa
O cientista William Gilbert propôs que a eletricidade e o magnetismo, apesar de ambos causarem efeitos de atração e repulsão, seriam efeitos distintos. Entretanto marinheiros percebiam que raios causavam perturbações nas agulhas das bússolas, mas a ligação entre os raios e a eletricidade ainda não estava traçada até os experimentos que Benjamin Franklin propôs em 1752. Um dos primeiros a descobrir e publicar as relações entre corrente elétrica e o magnetismo foi Romagnosi, que em1802 afirmou que um fio conectado a uma pilha provocava um desvio na agulha de uma bússola que estivesse próxima. No entanto essa notícia não recebeu o crédito que lhe era devido até que, em 1820, Hans Christian Ørsted montou um experimento similar.
A teoria do eletromagnetismo foi desenvolvida por vários físicos durante o século XIX, culminando finalmente no trabalho de James Clerk Maxwell, o qual unificou as pesquisas anteriores em uma única teoria e descobriu a natureza eletromagnética da luz. No eletromagnetismo clássico, o campo eletromagnético obedece a uma série de equações conhecidas como equações de Maxwell, e a força