estudante
O membro superior está envolvido na maioria das atividades de vida diária, ocupacionais, desportivas e de lazer, sendo que, o ombro em conjunto com o cotovelo são de estrema importância para posicionar a mão no espaço e propiciá-la a realização das atividades. A articulação do ombro é uma estrutura capaz de realizar movimentos com grandes amplitudes de movimento, é um segmento que possibilita movimentos nos três planos existente, propiciando que este segmento seja o mais móvel do corpo humano. (Joelly Mahnic de Toledo cascavel 2012)
O complexo articular do ombro é composto por 3 ossos, escapula, clavícula e úmero, esses ossos com associação do osso esterno formam 5 articulações, sendo que, 3 são consideradas verdadeiras: glenoumeral, acromioclavicular, esternoclavicular e duas são consideradas falsas: escapulotoracica e subdeltoidea. (EduardoMarin Londeiro2009) Segundo (Eduardo Marin Londeiro2009) no ponto de vista biomecânico a articulação glenoumeral é a principal do complexo articular do ombro, sua estabilidade é aumentada em função dos músculos do manguito rotador e pela presença labrum glenoidal que aumento a congruência desta articulação. Quando observamos as articulações, acromioclavicular e esternoclavicular, cuja estas são responsáveis por conectar o membro superior ao esqueleto axial.
Na análise das articulações falsas temos a escapulotorácica, que propicia a mobilidade escapular sobre o gradil costal e a articulação subdeltoidea que é observada entre as estruturas presentes na região correspondente ao arco coracoacromial.(Dalila Fernandes Monteiro,Dayana Priscila maia Meija)
Os movimentos realizados pelo complexo articular do ombro, destacamos o ritmo escapulo-umeral que é um movimento coordenado entre a escápula e o úmero, quando observamos os movimentos de abdução e flexão total do ombro,