Estudante
Todos os elementos do sangue (hemácias, plaquetas e leucócitos) originam-se de uma única célula progenitora, denominada de célula tronco (stem cell) ou célula totipotente. Inicialmente, a célula tronco se diferencia em dois tipos celulares, cada um comprometido com a formação de uma grande linhagem hematológica: a linhagem mielóide – que dará origem às hemácias, plaquetas, granulócitos e monócitos – e a linhagem linfóide – que dará origem aos linfócitos. A célula progenitora mielóide se diferencia em mais dois tipos: um comprometido com a formação de hemácias e plaquetas (linhagem eritroide-megacariocítica) e a outro comprometido com a formação de granulócitos e monócitos (linhagem granulocítica-monocítica).
O precursor eritroide-megacariocítico finalmente se diferencia em, dando origem aos progenitores eritroides (os eritoblastos) e aos progenitores da linhagem megacariocítica (os megacarioblastos). Cada eritoblasto sofre um processo de maturação, transformando-se no final em uma hemácia (ou eritrócito). Cada megacarioblasto origina um megacariócito, célula grande, multinucleada, de cujo citoplasma se desprenderão várias plaquetas.
O precursor granulocítico-monocítico finalmente se diferencia nos progenitores granulocíticos (os mieloblastos) e monocíticos (os monoblastos). Existem três tipos de mieloblasto, cada um originando um dos três tipos de granulócito: neutrófilo, eosinófilo ou basófilo. O monoblasto dá origem ao monócito. Esta célula transforma-se em macrófago (histiócito) quando penetra