as organizações vistas como organismos
Na abordagem sistêmica, as organizações sao vistas como os seres vivos,que necessitam de sobreviver ao ambiente que se encontram, para isso buscam alcançar os objetivos definidos.
CONCEITO DE SISTEMAS: conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo e organizado em torno do objetivo.
O organismo humano é formado por vários sistemas que dependem e se relacionam uns com os outros se algo mudar em algum deles o sistema é modificado por inteiro, o mesmo ocorre com o sistema das organizações, se uma parte é modificada a estrutura se modifica.
Existem dois tipos de sistemas:
Fechado: não se relaciona com o ambiente externo, é analisado apenas internamente.
Aberto: se relaciona com o ambiente externo.
Físicos: compostos de coisas reais( maquinas, equipamentos)
Abstratos: compostos de conceitos ,filosofias.
AS ORGANIZAÇOES VISTAS COMO SISTEMAS ABERTOS As organizações sistêmicas do tipo aberta esta sempre analisando o ambiente externo para que possa se adaptar a ele, para isso precisa utilizar de estratégias como a entropia negativa que é a luta contra a morte, busca nao perder energia para o meio se adaptando através da homeostase se equilibrar no meio.
AS DESCOBERTAS DAS NECESSIDADES ORGANIZACIONAIS
Todos sabem que os empregados trabalham melhor quando se sentem motivados pelas tarefas que devem desempenhar e que o processo da motivação depende de se permitir às pessoas atingirem recompensas que satisfaçam a suas necessidades pessoais. Assim pesquisadores decidiram fazer a experiencia de Hawthorne, os quais primeiramente se preocupavam com a melhoria na produçao de acordo com as mudanças fisicas estruturais, mas logo descobriram a existencia de grupos informais que são capazes de influenciar bruscamente na produçao dos funcionarios
Assim como a descoberta de hawthorne, Maslow com a sua teoria de motivações descobre que o ser humano busca satisfazer suas necessidades