estudante
O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como layout das suas instalações provisórias, instalações de segurança e sistema de movimentação e armazenamento de materiais. O layout envolve a definição do arranjo físico de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem. Estabelece também as condições de infraestrutura para o desenvolvimento do processo produtivo, estabelecendo, por exemplo, as condições de armazenamento e transporte de cada material, a tipologia das instalações provisórias, o mobiliário dos escritórios ou as instalações de segurança.
Para a organização desse layout leva-se em consideração a NR-18 – (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção); e a NB – 1367 – (Áreas de Vivências de Canteiros de Obras).
Objetivo
O processo de planejamento do canteiro visa possibilitar que homens e máquinas trabalhem com segurança e eficiência, promover operações seguras e a motivação dos funcionários, oferecendo boas condições ambientais e de conforto no canteiro. Incluir também aspectos visuais do canteiro como a limpeza do ambiente que gera impacto positivo perante os trabalhadores e principalmente clientes, o ambiente visualmente mais limpo e organizado induz maior confiança para o cliente.
Minimizar distâncias de transporte, tempo de movimentação de pessoal e materiais e evitar obstruções ao movimento de materiais e equipamentos.
Foi elaborado o planejamento de quatro principais etapas para o projeto de canteiro de obras, estes são:
Diagnóstico de canteiros de obra existentes;
Padronização das instalações (elétricas, hidro sanitárias, esgoto, fossas, etc.) e dos procedimentos de planejamento;
Planejamento do canteiro de obras propriamente dito;
Manutenção da organização dos canteiros.
Fases do Canteiro de Obras
Demolições;
Movimentação de terra;
Obras de contenção;
Obras de drenagem;
Fundações;
Estrutura;
Vedos;
Cobertura;
Instalações;
Pavimentos;