Estudante
1. Introdução
A força é uma grandeza vetorial e, como tal, possui características peculiares, módulo, direção e sentido.
O efeito sobre o movimento de um corpo produzido por um número qualquer de forças é o mesmo produzido por uma única força equivalente à soma vetorial de todas as forças. Esse resultado denomina-se principio da superposição de forças.
Para que uma partícula esteja em equilíbrio estático é necessário que a resultante das forças que atuam sobre ela seja nula. Este conceito é proveniente da primeira lei de Newton, e ficará claro no experimento descrito a seguir.
2. Objetivo:
Este experimento tem como objetivo estabelecer situação de equilíbrio com três e quatro forças que agem sobre uma partícula. Pretende-se também calcular a força resultante e os componentes X e Y das forças em questão.
3. Material disponível:
O material utilizado para esse experimento é o seguinte:
a) Mesa de força
b) Porta-massores
c) Massores
d) Papel graduado
e) Balança
f) Anel
g) Fios de nylon
Olhando a mesa de força de cima vermos a seguinte imagem em esboço:
Esboço da mesa de força vista por cima.
O ponto amarelo é o pino central da mesa, o circulo em branco é o anel onde serão enganchados os fios de nylon que sustentarão os massores. Esse anel deve estar bem no centro para que tenhamos o equilíbrio das forças aplicadas ao mesmo.
4. Processo Experimental:
Primeiramente meça os pesos dos massores utilizados com o auxílio da balança. Faço isso para dez massores, pois estudaremos o equilíbrio do anel para três e quatro forças diferentes aplicadas ao mesmo.
Adote um sistema de coordenadas x e y e para esses itens anote os ângulos que as forças fazem com o sistema de coordenadas. Esse sistema é arbitrário, ou seja, pode-se adotar qualquer direção como sendo x desde que se adote a direção perpendicular como sendo