estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
Metodologia Científica
Belém - PA
2013.
Universidade do Estado do Pará
Professora: Victória Paracampo
Aluna: Brenda Larissa Santa Brigida do Nascimento
Turma: 3pg1v
Data: 17/10/2013
Fichamento analítico da seção 5 do livro “Introdução à pesquisa em ciências sócias: a pesquisa qualitativa em educação;Triviños 2012”
Introdução
“Os avanços das ideias facilitou o confronto de perspectivas diferentes de entender o real. Frente à atitude tradicional positivista de aplicar ao estudo das ciências humanas os mesmos princípios e métodos das ciências naturais, começaram a elaborar-se programas de tendências qualitativas, para avaliar, por exemplo, o processo educativo, e a propor “alternativas metodológicas” para a pesquisa em educação”. (p. 116)
A pesquisa qualitativa surgiu frente a pesquisa quantitativa, já que havia uma necessidade na área educacional de uma avaliação para que houvesse “alternativas metodológicas”. A pesquisa quantitativa ficava nas porcentagens, medições e não se expandia, e para área educacional era necessário que houvesse essa expansão.
“[...] Toda pesquisa pode ser, ao mesmo tempo, quantitativa e qualitativa [...]”(p.118.;Triviños 2012)
Quando o autor faz essa afirmação ele objetiva esclarecer que as pesquisas podem ser baseadas na estatística, mas não devem ficar apenas na estatística, isso deve ser apenas um auxiliar para o pesquisador que pretende alcançar resultados mais amplos.
“[...] a investigação quantitativa realizada a nível de cursos de pós-graduação em educação raramente tem contribuído com bases valiosas para a colocação de soluções possíveis aos problemas que apresenta o ensino nacional”. (p.118.;Triviños 2012)
Por conta da sua