Estudante
As partículas que constituem um corpo estão em constante movimento. A energia associada ao estado de movimento das partículas faz parte da denominada energia interna do corpo, dependendo, entre outros fatores, da sua temperatura.
Se dois corpos em temperaturas diferentes forem colocados juntos, isolados termicamente do ambiente, verifica-se que, após algum tempo, eles estarão em equilíbrio térmico, isto é, apresentarão a mesma temperatura.
Nessas condições, podemos dizer que o corpo inicialmente mais quente perdeu energia, pois sua temperatura diminuiu. Por outro lado, o corpo inicialmente mais frio ganhou energia, uma vez que sua temperatura aumentou. Portanto, houve transferência de energia do corpo mais quente para o corpo mais frio, até que ambos apresentassem temperaturas iguais. Similarmente quando dois corpos estão em equilíbrio térmico com um terceiro corpo, eles estão ambos em equilíbrio térmico.
Esta afirmação que é algumas vezes chamada de lei zero da termodinâmica é assumida para todas as medições de temperatura, assim, se queremos saber se dois corpos estão a mesma temperatura, não precisamos coloca-los em contato e ver se a temperatura deles irá mudar com o passar do tempo. É necessário apenas verificas se ambos estão em equilíbrio térmico com um terceiro. O terceiro corpo é normalmente um termômetro.
A energia que se transfere do corpo em maior temperatura para o corpo em temperatura mais baixa recebe o nome de calor. Podemos então conceituar calor como sendo uma forma de energia em trânsito, determinada pela diferença de temperatura entre dois sistemas.
Salienta-se que o termo calor é usado apenas para indicar a energia que está se transferindo, não sendo empregado para indicar a energia que o corpo possui.
3
DESENVOLVIMENTO
Calor
É a transferência de energia térmica entre corpos com temperaturas diferentes.
A unidade mais utilizada para o calor é caloria (cal), embora sua unidade no SI seja o joule