m'fecane
No presente trabalho iremos abordar acerca do impacto do mussoco e do trabalho nas plantações para a população camponesa. Visto que mussoco foi um dos principais mecanismos de que o colonial-capitalismo se serviu para angariar periodicamente a mão-de-obra necessária. O tributo que era pago ao senhor de um prazo e este imposto era, habitualmente, liquidado em cerais, podendo sê-lo noutros géneros. E o impacto do trabalho nas plantações para a população camponesa que boa parte a população vale do Zambeze foi obrigada a emigrarem para outras regiões onde tivesse companhias menos exigentes.
Significado de Mussoco
Tributo, pago ao governo português pelos colonos indígenas de Moçambique. Tributo, que pagam aos seus régulos os negros dos distritos centrais de Moçambique.
A Prática do Mussoco em Moçambique
O mussoco era, no vale do Zambeze, em Moçambique, o principal tributo pago ao senhor de um prazo pelos que se estabeleciam no seu território, recaindo, fundamentalmente, sobre os africanos, livres e escravos. A unidade fiscal era a família, exceptuando-se desse pagamento o chefe da povoação. Este imposto era, habitualmente, liquidado em cerais, podendo sê-lo noutros géneros. Em meados do século XVII, o governo português decide que as terras ocupadas por portugueses em Moçambique pertenciam à Coroa e estes passavam a ter o dever de arrenda-las a prazos que eram definidos por 3 gerações e transmitidos por via feminina.
Esta tentativa de assegurar a soberania na colónia recente, não foi muito exitosa por que, de facto, os “Muzungos” e as “ donas ’’ já tinham bastante poder, mesmo militar, com os seus exércitos de “Xicundas” e muitas vezes se opunham à administração colonial, que era obrigada a responder igualmente pela força das armas. Não só estes senhores feudais não pagavam renda ao estado português, como organizaram um sistema de cobrar o “mussoco” (um imposto individual em espécie, dividido por todos homens validos,