Estudante
Experimento realizado em 10 de Fevereiro de 2014
DISCIPLINA: FÍSICA I
Experimento 3:
Molas e a Lei de Hooke
Bruno Mâncio Presto
Nathalia Del Rosso Barichello
Rafael Ortega Campana
Ygor Vieira Medeiros
Diadema
Fev/2013
Sumário
1. Objetivos
A lei de Hooke é uma lei relacionada à elasticidade de corpos e a deformação de um corpo de acordo com a força aplicada. O objetivo deste experimento foi , através de um dinamômetro, molas e uma régua, determinar a constante elástica das molas em diversas situações.
2. Resumo Neste experimento foi possível calcular a distensão de uma mola ao adicionar-se cargas diferentes. Primeiramente foram obtidas as massas de cada um dos corpos metálicos disponibilizados para o experimento, depois foram medidas e anotadas as posições de equilíbrio do sistema massa-mola utilizando diferentes cargas. As posições medidas foram associação em série da mola 1 e 2 e associação em paralelo, onde através delas, foi possível calcular a constante efetiva da mola. Posteriormente foi montado um gráfico de força em função do deslocamento para mola 1, mola 2, associação das molas em série e associação das molas em paralelo, sendo possível calcular a constante elástica pelo coeficiente angular da reta. A constante foi calculada também pela Lei de Hooke.
3. Introdução
3.1.1. Lei de Hooke
Qualquer material ao qual é exercida uma força sofre deformação. Hooke estudou a força de restauração que existem nos diversos materiais quando deformados, seja por compressão ou distensão e a descreveu em uma lei física, chamada de lei de Hooke.
Em outras palavras, a lei de Hooke é a lei da física utilizada para calcular a deformação que uma força