BASQUETEBOL
Basicamente ela é composta por 1 armador, 2 alas, 1 ala-pivô e 1 pivô. Podem haver variações, como por exemplo, ter disponibilidade somente de 1 pivô então sua equipe seria composta por 4 jogadores abertos e somente um pivô.
Formação Defensiva: existem vários tipos porém as mais utilizadas são por zona e individual.
PRONTO BASICAMENTE SUA EQUIPE ESTÁ PRONTA! O armador, deve ter uma boa visão de jogo, pois deve ter o tempo certo de bola, uma visão boa da marcação adversária, para saber como aproveitar os espaços para passes.
o ala, geralmente é o cestinha do time, ou também o pivo, quando for muito bom. ele deve saber como infiltrar e como JOGAR dentro do garrafão, pois é a área em que atua. geralmente é de boa altura e velocidade. existe uma diferença, o time pode jogar com um ala pivô, que trabalha mais com o pivo, e um ala armador, que trabalha bastante com o armador. o ala armador deve ser o mais especialista em infiltração.
o ala já tem mais responsabilidade com o rebote, por isso se movimenta sempre em direção à tabela.
o pivô, geralmente e, quase como regra, é o maior do time, mais forte, pois joga dentro do garrafão, com pouca saída dessa zona, ele deve ser um especialista em cestas de curta distancia, em giros e tomadas de espaço. é o principal responsável pelo rebote, mesmo que não o pegue, mas segura o espaço para os alas ter mais liberdade em pegar o rebote.
no geral é isso aí, é claro vai muito mais do que mancionado, isso vai variar do esquema tático, dos jogadores que atuam e da habilidade de cada um do time.
Quadra de Basquete
A quadra do basquetebol deverá ter uma superfície rígida, plana, livre de obstruções, com dimensões de vinte e oito (28) m de comprimento por quinze (15) m de largura, medidos desde a margem interna da linha