estudante
1) Diferencie revisões narrativas de revisões sistemáticas
Revisão Narrativa: é uma revisão ampla não especifica e potencialmente com viés. Características de síntese qualitativa, algumas baseadas em evidencias.
Revisão sistemática: focalizada em uma questão clinica, possui uma estratégia de pesquisa explicita, seleção criteriosa e uniformente aplicada, frequentemente baseada em evidencias.
Qual é a fundamentação para existência dos dois tipos de revisão? Revisão narrativa e a revisão sistêmica possuem características e objetivos diferentes. Revisão narrativa tem um papel fundamental para educação continuada, permite ao leitor adquirir e atualizar seus conhecimentos sobre uma matéria especifica em um curto período de tempo. Revisão sistemática permite uma revisão planejada para responder a perguntas especificas e utiliza métodos explícitos e sistemáticos.
Qual fornece informação de maior validade cientifica e clinica. Justifique sua resposta revisão sistemática.
2) Descreva pelo menos três passos para realização de uma revisão sistêmica?
Estagio I- planejamento: desenvolvimento do projeto
Estagio II- execução: seleção de estudos, avaliação da qualidade dos estudos, extração de dados.
Estagio III- apresentação e divulgação: transferência das evidencias para a pratica clinica.
3) O estudo clinico controlado randomizado de WPT publicado em 2010 tem gerado muita controvérsia por conta da possível suspensão de comercialização da sibutramina, que é utilizada para emagrecimento. Entre os valores encontrados estão os seguintes: para os sujeitos expostos à sibutramina comparada com os sujeitos do grupo placebo: RR = 1,28 (1,04 – 1,57) para o risco de infarto do miocárdio não fatal e RR = 1,36 (1,04 – 1,77) para AVC não fatal. Na conclusão, está escrito, em tradução livre: “sujeitos com doença cardiovascular preexistente que tomaram sibutramina pelo período do estudo tiveram risco aumentado de infarto do miocárdio não fatal e AVC não fatal,