Questionário
Considerando o material de apoio (MANUAL DA DISCIPLINA) disponibilizado na área do aluno, em até 30 linhas por questão, responda:
1) Qual a diferença essencial entre:
a. Controle Interno: São procedimentos que permeabilizam as atividades de uma empresa, sendo objeto de atenção dos níveis operacional, tático e estratégico.
b. Auditoria Interna: Considerada como instrumento administrativo essencial para a contabilidade gerencial, pois abrange desde a verificação simples da documentação financeira até o atestado da efetividade do complexo sistema de controles internos como um todo.
c. Auditoria Externa: Tem como objetivo a proposição de soluções para aperfeiçoar o controle interno, comprovar a exatidão dos registros contábeis, verificar a correta apresentação e divulgação das demonstrações contábeis, bem como a emissão de parecer que contenha a opinião do auditor a respeito das demonstrações contábeis auditadas.
2) Quais são os limites e a responsabilidade do perito judicial?
- Não pode exonerar-se simplesmente;
- É obrigado a cumprir o mister a ele atribuído podendo deste declinar no prazo de cinco dias de sua intimação, sob motivo legítimo ou impedimento;
- Deve respeitar o prazo de entrega do laudo;
- Deve estudar o caso e verificar se seu conhecimento técnico é suficiente para exercer a função e se precisará da assistência de outros profissionais;
- Uma vez nomeado o perito de confiança do juiz, esse será aquele que representará o juízo, o Estado e assumido o encargo, podem as partes em cinco dias de sua intimação do fato, nomear perito assistente para lhes representar.
- O trabalho de perícia judicial pode ser tríplice, com um perito representando o juízo e mais um para cada parte;
- Deve planejar o seu trabalho e, para tanto, precisa levantar os documentos necessários e procedimentos a serem adotados, bem como levantar possíveis custos e valores referentes à sua remuneração e apresentar ao juiz para apreciação do justo valor