sistemas distribuidos
Sistema Chord. – Nós ligados logicamente em anel, onde um item de dado com chave k seja mapeado para o nó que tenha o menor Id ≥ k. CAN – Usa espaço de coordenadas cartesianas de d dimensões particionado entre todos os nós participantes do sistema.
Em ciência da computação, uma tabela de dispersão (também conhecida por tabela de espalhamento ou tabela hash, do inglês hash) é uma estrutura de dadosespecial, que associa chaves de pesquisa a valores. Seu objetivo é, a partir de uma chave simples, fazer uma busca rápida e obter o valor desejado. É algumas vezes traduzida como tabela de escrutínio.
Tabelas hash distribuídas (DHTs) ou ainda tabelas de espalhamento distribuídas são uma classe de sistemas distribuídos descentralizados que provêem um serviço de lookup similar a uma tabela hash: pares (chave, valor) são armazenados na DHT e qualquer nó participante pode eficientemente recuperar o valor associado a uma dada chave. A responsabilidade de manter o mapeamento de chaves para valores é distribuída entre os nós tal que mudanças no conjunto de participantes causem o mínimo de desordem. Isso faz com que as DHTs escalem a um número extremamente grande de nós e gerenciem chegadas, saídas e falhas contínuas dos mesmos.
DHTs formam infra-estruturas que podem ser usadas para construir sistemas mais complexos como sistema de arquivos distribuído, compartilhamento de arquivospeer-to-peer e sistemas de distribuição de conteúdo, web caching cooperativo, multicast, anycast, domain name system, e comunicador instantâneo. Redes distribuídas notáveis que usam DHT incluem o tracker distribuído do BitTorrent, a rede eDonkey, o botnet Storm, YaCy, e a Coral Content Distribution Network.
Uma DHT precisa prover somente uma operação, o . Tal operação busca o nó responsável pela chave . Para inserir um novo valor na DHT, realizar-se-ia o lookup e, uma vez com uma