Estudante
Maio de 2011
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
O MODERNISMO E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM URBANA DE CURITIBA: PLANO
AGACHE
João Henrique Bonametti (PUCPR) - joao.bonametti@pucpr.br
Professor adjunto III do Curso de Arquitetura e Urbanismo nas áreas de Projeto Paisagismo e Planejamento da
Paisagem e Coordenador do Curso de Especialização em Paisagismo: Planejamento e Projeto.
O Modernismo e a Transformação da Paisagem Urbana de Curitiba:
Plano Agache
1
O Modernismo e a Transformação da Paisagem Urbana de Curitiba:
Plano Agache
Resumo
A investigação proposta neste Trabalho é a abordagem histórica do planejamento urbano a partir do modelo de Alfred Agache em Curitiba na década de 1940. Buscou-se a compreensão da maneira que o modelo de paisagem urbana modernista influenciou a concepção do espaço da cidade.
Abordam-se questões da relação do modernismo e paisagem urbana, enquanto estruturadores do espaço da cidade e os significados e contribuições da arquitetura e urbanismo neste processo de produção e da estruturação da paisagem de Curitiba.
Palavras Chaves: Paisagem urbana, planejamento, modernismo, urbanismo.
2
1. Introdução
O modernismo na paisagem urbana brasileira foi marcado pela grande expansão das cidades, a industrialização, além dos meios de comunicação em crescimento. É o período da consolidação da arquitetura paisagística brasileira que se liberta das antigas influências europeias e assume uma identidade própria, mais nacionalista.
Se por um lado o período de 1900 a 1930 caracterizou-se pela contínua substituição e justaposição de inúmeros estilos históricos que não conseguiram manter bases duráveis, pois não se procurava adaptar as formas do passado aos programas novos, possibilitados pelo emprego de novas técnicas e materiais, o que já ocorria na Europa; o modernismo, no Brasil pode ser periodizado basicamente em quatro fases:
•
Bases de renovação, que foram da Semana de