estudante
INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL:
Uma ferramenta para competitividade
O trabalho de Boschetti e Bacarji (2009, p.1), intitulado “Instrumentos de Gestão Ambiental: uma ferramenta para competitividade” relaciona diferentes abordagens acerca dos instrumentos de gestão ambiental que atuam como ferramentas para a competitividade no mercado. Para tanto, analisa a evolução das questões ambientais e as formas de orientação ambiental estratégica nas empresas em um estudo de caráter exploratório.
Segundo os referidos autores, as forças de mercado vêm impondo um movimento dinâmico a variável ambiental, tornando-as importantes fontes de transformação nas empresas.
A questão ambiental vem evoluindo nos últimos anos, sendo entre 1960 e 1970 o auge de tal evolução. A publicação do relatório The Limits to Growth em Massachusetts, e a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo em 1972 fundamentaram programas de governo e ações decisivas de ONG's na área geopolítica mundial. A Rio 92 foi outro marco na evolução dessas questões, a qual resultou em documentos como a Agenda 21, Declaração do Rio do Meio Ambiente e Desenvolvimento, Declaração de Princípios sobre Florestas, além da Convenção da Biodiversidade e da Convenção do Clima.
A Gestão Ambiental envolve planejamento, organização e orientação para que a empresa atinja metas ambientais específicas e requer a participação e decisões da alta administração, refletindo no bom relacionamento da organização com os consumidores e as exigências do mercado. Tem como principio o desenvolvimento sustentável (valores econômicos, ecológicos e sociais).
O tratamento multidisciplinar é um requisito básico para enfrentar problemas ambientais, exigindo o trabalho de profissionais de diferentes formações atuando de forma articulada e envolvendo toda a sociedade.
A gestão ambiental pode ser abordada em duas formas:
- Compreensão do significado da expressão meio ambiente abrangendo de forma integrada as questões que