Estudante
O Endomarketing é a mais nova área da administração que adapta as estratégias e recursos do marketing tradicional para serem empregados na comunicação interna da empresa.
Partindo-se do preceito de que a motivação e satisfação dos funcionários faz relação direta com excelência do desempenho de qualquer instituição, o conceito surge como ligação entre a empresa, empregado e cliente.
Antes de conquistar o cliente externo (consumidor) é preciso conquistar e fidelizar seu cliente interno (funcionário).
Voltar o olhar para a empresa, agregando os empregados como parte importante e indispensável para o sucesso do negócio vem modificando a visão de mercado de pequenas, médias e grandes empresas.
“O principal objetivo do endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua.” (BRUM, 1998).
Treinamentos específicos, preparação adequada e informação sobre metas, produtos e serviços para o público interno resulta em colaboradores felizes e clientes bem informados e satisfeitos.
Analisando o cenário da praia de Pipa, tem-se uma percepção de um mercado local que não possui hábitos de trabalho estável. Devido a isso, a ideia inicial para se trabalhar o Endomarketing entre os funcionários Sombra e Água Fresca seria desenvolver uma comunicação que gere uma cultura e/ou hábito para que elas dependam de um emprego fixo. Torná-los permanente resultaria na diminuição da taxa de rotatividade de mão de obra mercantil.
Em relação ao cliente, também se identificou que os profissionais mais capacitados estão nas áreas da recepção e gastronomia, não ocorrendo o mesmo com os demais serviços. Nesse caso, foi proposto à implementação de pequenos cursos e/ou palestras motivacionais para que os funcionários exerçam suas funções motivados e ofereçam o melhor atendimento aos clientes.
Com o sucesso da proposta visa-se a