estudante
Universidade Federal de São Paulo
UNIFESP-Baixada Santista
Fabiana Boquimpani, Terapia Ocupacional 1º termo
Eixo Trabalho em Saúde
Professora Adriana
CENTRO VELHO - MARTINS FONTES
O grupo saiu da UNIFESP, e fomos caminhando pelas redondezas, nas ruas Luiza Macuco, Silva Jardim, Campos Melo, Doutor Emílio Ribas, entre outras. No caminho nos atentamos para os frequentadores do local, as condições físicas das ruas, presença de áreas de lazer e conservação do local no geral.
O grupo se chocou com a falta de acessibilidade das calçadas, que em sua maioria eram muito estreitas e cheias de buracos, sem contar com o lixo, entulho, e ate móveis e eletrodomesticos abandonados como sofás e televisões, o que complica a passagem dos pedestres. O asfalto fora recém colocado em algumas avenidas principais, mas nas vielas e transversais encontra-se um asfalto velho, rachado, abandonado.
O comércio era praticamente formado por mecânicas de automóveis de todos os tipos, grandes, pequenas, humildes, "chiques",... Além dessas mecânicas havia concessionárias e bares. As moradias eram antigas e humildes, haviam muitas contruções históricas em péssimo estado de conservação.
A grande presença de moradores em situação de rua foi bem alarmante. Estavam em sua maioria bêbados ou dormindo em colchonetes velhos, alguns pareciam meio perdidos, atordoados. Perto dos canais e da catraia o odor era fétido.
Não foi visto policiamento, mas em momento algum o grupo se sentiu em "situação de risco"
No caminho havia uma praça em estado razoável de conservação, porém percebeu-se, graças a uma corrente com cadeado, que esta ficava trancada durante a noite.