Estudante
##
###
Grécia Antiga
Filosofia
Por que, afinal, a filosofia nasceu na Grécia?
Após os mitos e suas explicações insatisfatórias, a Grécia enfim proporcionava, a partir do séc. VI a.C., uma situação sócio-política-econômica muito peculiar para o surgimento de algum pensamento a nível filosófico:
A começar pela sua economia, que, após um desenvolvimento econômico acentuado, permitiu que os gregos não se limitassem mais a um povo agrícola, como os outros. Com isso, desenvolveram um comércio que se expandia até outros povos e culturas, e dessa forma, como com o uso da moeda, desenvolveram melhor a escrita e outras técnicas, facilitando a disseminação destes novos pensamentos. Assim, os gregos, agora em contato com novos conceitos, costumes e ideias, em uma sociedade em que o trabalho escravo dava mais tempo ocioso aos cidadãos, debatiam mais e, compartilhando de diferentes visões e afim de questionar a verdade de cada uma, chegavam à novas conclusões.
Por fim, a política, através da voz e inclusive pelo voto, era acessível a qualquer cidadão que não fosse uma mulher, um escravo ou estrangeiro. Abrindo espaço para a sugestão, argumentação e, novamente, o debate, que acontecia em praça pública. ###
*
**
**
*
**
**
*
**
**
Os pré-socráticos
**Talles de Mileto**
O primeiro homem sábio;
"*Tudo é água*"
**Heráclito de Efés**
Precursor da dialética;
"*A matéria é fogo*"
**Pitágoras**
A crença nos números;
A ciência das formas perfeitas
### Sócrates
*
**
**
**
*
**
**
**
*
**
**
**
**
**Sócrates**, o próprio
Questão humanística: "*conhece-te a ti mesmo.*";
O mais sábio dos homens: "*só sei que nada sei.*";
Maiêutica
**Platão**, seu discípulo
Foi um admirador e discípulo de Sócrates, fundou a Academia de Atenas, famosa escola de Filosofia em que mestre e discípulos viviam em comum, debatendo constantemente os mais variados temas.
Ao lado de idéias fundamentalmente teóricas, como a