afasfdfsdf
802 palavras
4 páginas
Existe também a desvantagem da implantação do SGI O alto investimento requerido. Empresas de pequeno porte não dispõe de recursos financeiros para certificação. O que as deixa fora da competitividade no mercado. rviços). Uma das categorias de software que deve receber boa parte dos investimentos são os chamados ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, na sigla traduzida). ERP designa um sistema multimodular operando sobre um banco de dados unificado com o objetivo de auxiliar a gestão das empresas reunindo e integrando informações de áreas diversas como Logística, Produção, Financeiro, Recursos Humanos, etc. Em suma: as ferramentas ERP vêm ajudando a integrar sistemas que antes funcionavam de modo isolado.
Vantagens e desvantagens A implantação de sistemas ERPs – como acontece com qualquer ferramenta – traz tanto vantagens quanto desvantagens para as organizações que optam pela sua utilização. A consultoria de negócios CBS Consulting, lista as principais vantagens da utilização de sistemas integrados de gestão: automatização das tarefas, como consequência da eliminação de interfaces manuais; economia de tempo; redução de custos; aumento da produtividade; melhoria da qualidade da informação disponível na organização; redução nos limites de tempo de resposta ao mercado. Entre as desvantagens estão: a elevação de custos e a dependência entre os setores (se um deles não alimenta o software, outro setor pode ser prejudicado até que haja o repasse da informação) e a impossibilidade de um sistema ERP em si transformar a empresa numa organização integrada.
A CBS Consulting observa em sua página na internet que “para fazer o ERP certo, a forma como você faz negócio terá que mudar, bem como a forma como as pessoas trabalham”. Outro fator importante no processo de decisão de escolha pelas ferramentas ERPs é o tempo de implantação destes sistemas. Em empresas grandes, o tempo médio de implantação pode passar