Capoeira
A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira criada pelos negros escravos como forma de luta contra a opressão, luta esta que se travou no plano físico e cultural. Em seu universo simbólico e motor encontramos elementos, tais como a musicalidade, a religiosidade, movimentos acrobáticos, dentre outros, que a tornam bastante peculiar. A capoeira é plural, e nela o lúdico e o combativo interpenetram-se, caracterizando-a como jogo, luta e dança.
A origem da capoeira nos remete à escravidão brasileira, pois ela foi gerada como elemento de resistência, física e cultural, dos negros cativos à opressão e violência sofridos nesta época.
A capoeira foi criada no contexto de uma necessidade de autodefesa e de resistência à opressão, que foram elementos propulsores da criação de uma técnica de defesa e ataque, no qual os negros utilizavam do seu próprio corpo para se confrontar com seus opressores (feitores capitães do mato). Geralmente estes confrontos ocorriam nas fugas, nos lugares de mata rala das selvas, nas capoeiras. Daí a origem do nome. É importante perceber que a capoeira foi criada, não apenas como instrumento de resistência física, mas também como um movimento de resistência cultural, de uma necessidade do negro de reconstruir sua identidade, de se fazer humano. No sentido, de os negros reinventarem sua própria existência para se adaptarem a nova realidade, a capoeira constituiu-se numa manifestação de resistência em que o seu universo simbólico e motor era carregado de elementos da sua cultura ancestral africana, como a religiosidade, a musicalidade, movimentos, costumes, etc.
No decorrer deste trabalho objetivaremos proporcionar um pouco desta cultura aos alunos, que por sua vez, pouco conhecem.
Objetivo
Trabalhar a capoeira como parte da cultura corporal de movimento além de ensinar os movimentos característicos da capoeira, aproximando-se da sequência de Bimba.
Justificativa
A capoeira é um conteúdo da Educação