Estudante
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA DOS ALIMENTOS
OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA DE DIFERENTES TIPOS DE CHÁ
RELATÓRIO
Bruna Nunes
Stephanie Ribeiro
Santa Maria, RS, Brasil
2014
1. INTRODUÇÃO
O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes de plantas. Geralmente é preparada com água quente, e cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode ser com ou sem fermentação, tostado ou não, podendo ser adicionado de aroma e ou especiaria. (Azevedo et al., 2009)
Com o grande avanço dos produtos sintéticos, a procura por novidades trouxe a revalorização da natureza e, com ela, a procura por terapias a base de plantas medicinais. Esta tem sido amplamente divulgada, apresentando as plantas comomilagrosas, totalmente isentas de efeitos colaterais. Este fato, além de reduzir riscos para a população, representa uma grande facilidade para se produzir e vender produtos sem preocupação com a garantia da espécie e sua qualidade (Simões, 1989).
O chá é tradicionalmente usado nos seus países de origem como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos. Recentemente, cientistas têm se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como a conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos. Esse crescente interesse pela bebida deve-se a estudos que mostram a riqueza em uma substância chamada flavonóide e no benefício por ela proporcionado quando do seu consumo. É, no entanto, necessário alguma precaução em relação a estas conclusões, porque não existem praticamente resultados científicos conclusivos. (Azevedo et al., 2009) Devido a grande procura pelo uso das plantas, torna-se imprescindível a adoção de critérios rigorosos de produção. Esta preocupação é clara nas determinações da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, que tenta organizar a comercialização dos