estudante
02- Aponte os motivos e argumentos que explicam a impossibilidade de efetivação de uma democracia ideal
A falta do bem-estar social nos países latino-americanos é um problema histórico, pode-se citar alguns itens que contribuíram para isso: Processo de colonização: a proto-célula (teoria Ribeiro) aponta para 3 grupos étnicos na construção dos povos latino-americanos, são esses: brancos(lusitanos), índios e negros, sendo que os 2 últimos foram submissos ao primeiro, e assim criou-se uma relação de desigualdade social, que assegura e conserva os interesses da elite, e oprime e dificuldade os interesses dos submissos.
Intervenção do estado/Séculos de governos autoritários: dificuldade no desenvolvimento econômico, aumentando as distancias sociais(intervenções econômicas que garantia os interesses de certas classes sociais) , processo de empobrecimento da população, retirou a liberdade individual.
Industrialização tardia: dependências externas, necessidade de importar produtos em vez de exportar.
Dependência periférica
Ineficiência do poder publico: deveria garantir as condições mínimas de existência para os indivíduos e garantia regulatória para o próprio mercado, o que não acontece nos países latino-americanos.
Somado tudo isso o resultado é uma grande desigualdade social, dificuldade para o desenvolvimento econômico e social, problemas históricos que já deveriam ser corrigidos se multiplicam( violência, falta infraestrutura, saúde, educação, corrupção, etc) e a ineficiência e a falta de gestão dos governos não resolve e não garante o bem comum, e assim cria-se uma barreira entre o países latino-americanos e o bem estar social.
2) o sistema democrático, consiste numa organização estatal fundada na existência de partidos políticos, considerados como órgãos de coordenação e manifestação da