estudante
1) ENQUANTO MANTIDO OS 100% DE UMIDADE RELATIVA , PRATICAMENTE NÃO OCORRERÁ VARIAÇÃO DIMENSIONAL. NO ENTANTO, QUANDO EXPOSTA À UMIDADE AMBIENTE, QUE ESTÁ NORMALMENTE MUITO ABAIXO DE 100%, O MATERIAL COMEÇARA A PERDER ÁGUA E A RETRAIR. ASSIM QUE A UMIDADE RELATIVA CAI ABAIXO DE 100% A ÁGUA LIVRE RETIDA NAS GRANDES CAVIDADES COMEÇA A SER EVAPORADA PARA O MEIO AMBIENTE, POIS A ÁGUA LIVRE NÃO ESTÁ PRESSA À ESTRUTURA DOS PRODUTOS HIDRATADOS POR LIGAÇÕES FISICO-QUIMICAS FORTES, E A SUA PERDA NÃO SERIA ACOMPANHADA DE RETRAÇÃO SIGNIFICATIVA
2) R: PORQUE COM O PROSEGUIMENTO DA HIDRATAÇÃO, OS ESPAÇOS VÁZIOS ENTRE AS PARTICULAS DE CIMENTO ORIGINALMENTE DISTANTES ENTRE SI COMEÇAM A SER PREENCHIDOS DE FORMA GRADATIVA PELA PRODUTOS ORIGINADOS NA HIDRATAÇÃO DOS GRÃOS DO CIMENTO >> AGULHAS DE ETRINGITA >> TORNAM A MISTURA MAIS DENSA, MENOS PERMEAVEL E CONSEQUENTE DIMINUI A POROSIDADE DA PASTA. 3) IMPORTÂNCIA: GERALMENTE QUANTO MAIS FINO FOR O CIMENTO MAIS RÁPIDO ELE REAGIRÁ E PORTANTO PARA UMA DADA COMPOSIÇÃO, A TAXA DE REATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA RESISTÊNCIA PODE SER AUMENTADA. ENTRETANTO, UM AUMENTO DA FINURA AUMENTA A QUANTIDADE DE GESSO NECESSARIA PARA O RETARDAMENTO ADEQUADO, PORQUE EM UM CIMENTO MAIS FINO HÁ MAIS C3A DISPONIVEL PARA A HIDRATAÇÃO INICIAL.
DETERMINAÇÃO: UMA VEZ QUE A DETERMINAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMÉTRICA POR SEDIMENTAÇÃO É MUITO TRABALHOSA OU REQUER EQUIPAMENTOS MUITO CAROS, É PRÁTICA COMUM NA INDUSTRIA OBTER UMA MEDIDA RELATIVA DA DISTRIBUIÇÃO GRANULOMETRICA PELA DETERMINAÇÃO DA ÁREA ESPECIFICA DO CIMENTO PELO MÉTODO DE BLAINE DE PERMEABILIDADE AO AR.
VARIAÇÃO: PARA A FINALIDADE DE CONTROLE DA QUALIDADE NA INDUSTRIA DE CIMENTO A FINURA É FACILMENTE DETERMINADA COMO RESIDUOS EM PENEIRAS PADRAO COMO A DA MALHA #200 mm E MALHA #375 mm.
4) CONSTRUÇÕESEM CLIMA FRIO: É RECOMENDADO CIMENTO PORTLAND DE ALTA RESISTENCIA INICIAL, NECESSITANDO GRANDE VELOCIDADE DE DESPRENDIMENTO DE CALOR PARA ASSIM