atividade historia do serviço social
CONGRESSO DA VIRADA
Feira de Santana - BA
2013
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CONGRESSO DA VIRADA
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II do Curso de Serviço Social da sob acompanhamento da Profª.
Feira de Santana - BA
2013
O Presente trabalho tem por objetivo provocar uma reflexão quanto á trajetória do Serviço Social pouco antes do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) que foi realizado “no final de setembro de 1979, em São Paulo, em meio à efervescência política característica do final da ditadura militar brasileira” Vergasta (2012, p. 199). Ou como bem conhecido, Congresso da Virada. Essa reflexão se dará inicialmente na visualização da linha do tempo a qual o Serviço Social estava inserido. Em meados de 1967 na cidade de Araxá aconteceu o primeiro seminário que permitiu ter-se um ensaio quanto ao rompimento com o conservadorismo, contudo é necessário contextualizar que em meio ao o desejo da profissão em mudança, estava a Ditadura Militar que podava os movimentos políticos, mas mesmo em meio a esse cenário os profissionais e estudantes continuaram em busca de uma real ruptura com o tradicionalismo.
A circunstância da sociedade brasileira neste período de regime militar e apresentação da política social remetem o Serviço Social a assumir uma pratica com tendências modernizadoras, visando ações profissionais modernas e assim com essa mudança na postura da prática do Serviço Social foi marcado o momento inicial do Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil e posteriormente a Renovação do Serviço Social este processo de renovação assume três pontos que norteia: Perspectiva modernizadora, Perspectiva de reatualização do conservadorismo e Perspectiva da ruptura. Neste quesito os assistentes