estudante
Esta história fala sobre duas filhas de Eva, Lúcia e Susana; e dois filhos de Adão, Pedro e Edmundo que estão fugindo da segunda guerra mundial e vão parar na casa de um professor que morava no campo. Quando as crianças estavam brincando de esconde-esconde Lúcia achou um cômodo diferente, lá tinha um guarda-roupa que ela entrou. Lúcia saiu num lugar diferente e de repente encontrou um senhor Tumnus, depois de ter tomado chá com ele e conversado voltou para casa. Chegando lá ninguém acreditou, Lúcia ficou desapontada.
No dia em que todos os irmãos foram parar em Nárnia, ficam sabendo de uma profecia que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecerem e se tornarem reis de Nárnia em Cair Paravel (com a ajuda do leão Aslam), o governo da Feiticeira iria terminar. Nárnia estava sob o castigo de um rigoroso inverno decretado pela Feiticeira Branca.
Edmundo acaba traindo seus irmãos e avisando a Feiticeira de que eles estão em Nárnia e que estão procurando Aslam. Como Edmundo traiu seus irmãos teria que ser sacrificado, mas Aslam como prova de amor, Aslam se oferece em troca de Edmundo para ser sacrificado na Mesa de Pedra, local onde os traidores são entregues à Feiticeira para sacrifício.
Mas como Aslam é inocente reviveu, então a Feiticeira juntou todos os seus súditos fiéis para atacar o exército de Aslam, liderado agora por Pedro. Aslam primeiramente vai libertar os narnianos que foram transformados em estátuas de pedra pela Feiticeira em seu castelo, e logo então vão ajudar Pedro na batalha, derrotando definitivamente a Feiticeira e seu exército.
A vitória dos quatro irmãos fez com que eles virassem reis e rainhas de Nárnia em Cair Paravel. Governaram por muitos anos até que numa caçada encontraram uma passagem no Ermo do Lampião ( a mesma que eles usaram para entrar em Nárnia), que acaba os levando de volta para casa. Como no nosso mundo e em Nárnia são independentes, eles voltam para o nosso