estudante
A relação fundamental entre as grandezas elétricas a intensidade da corrente, sabe-se que resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor a passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada, e seu cálculo é dado pela lei de ohm.
A Lei de Ohm, criada por Georg Simon Ohm alemão nascido em 1789, indica que a diferença de potencial (U) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica.
Fundamentos Teóricos da Lei de Ohm.
De acordo com a Lei de Ohm, resistência pode ser obtida pela razão entre tensão e intensidade de corrente:
1) R=T
A resistência de um dado condutor pode ser obtida pela equação 2, onde (P) é a resistividade elétrica do material, (R) é a resistência elétrica, (L) é o comprimento do fio e (A) é a área de seção transversal do fio.
2) R= p L
A equação mostra que a resistência elétrica depende das características geométricas do condutor, assim como o de sua resistividade elétrica. A resistividade elétrica, dada acima, é uma grandeza característica de cada material. Quanto melhor condutor for o material do fio, tanto menor será sua resistividade.
É importante salientar o verdadeiro significado da lei de Ohm. Apesar de as equações acima que definem resistência serem válidas para qualquer condutor, que obedeça ou não à lei de Ohm, essa relação somente pode ser chamada de lei de Ohm se (R) for constante.
Além disso, a resistência também pode ser definida como coeficiente angular da melhor reta de um gráfico Resistência x Razão Comprimento/Área da seção transversal do fio. O coeficiente angular de uma reta é determinada pela seguinte equação:
3) m= yb-ya Área da seção transversal do fio (A) xb-xa Os erros associados à resistência e a razão comprimento por área da seção transversal pode ser calculado através do método de propagação de erros.