Estudante
R= Foi uma operação do exército para capturar supostos membros do PCB ocorreu em 20/02/1976. Nela foram presos 25 sergipanos, abrindo processos contra 18 deles. Os presos sofreram graves torturas, que deixam sequelas até hoje em suas vidas. Foi marcada por sua intensa crueldade e violência, muito presentes na ditadura brasileira.
2 - Quais as consequências da Operação Cajueiro para a democracia em Sergipe?
R= Desmoralizou a ditadura e incentivou o desejo de uma democracia no povo.
3- Quem foram os principais perseguidos?
R= Os supostos membros do PCB.
4- Quem era o líder do governo estadual e federal?
R= Estadual: José Rollemberg Leite
Federal: Ernesto Geisel
5- Depoimento de uma pessoa sobre o Plano Collor.
R= "Os jovens naqueles anos tinham senso crítico, vontade e iam atrás de seus direitos, muito mais que os dos tempos de hoje. Íamos às ruas nos manifestar, nos chamavam de 'caras pintadas' pelas tintas que usava-mos nos rostos nas manifestações. A corrupção era muito presente no governo de Collor, e naquele dia o Brasil, inteiro praticamente, parou para exigir o impeachment dele. Tinha cerca de 21 anos." Ticiana Guerra, mãe.
E sobre a ditadura ela era muito pequena ainda, mas se lembra que nas escolas jamais o governo era criticado, e os professores e amigos dos meus avós contavam que tinham que esconder objetos "comunistas" ou que fossem contra o governo, simplesmente por falar a verdade sobre ele. Tiveram casos deles enterrando livros e bens para escapar da vistoria governamental.
Mas na época em que ela nasceu a ditadura estava mais "liberal" do que no seu início, em 64. Já haviam discos de Legião Urbana, Chico Buarque, dentre vários outros circulando, passando pela censura, apesar de certos discos que ela compro viam arranhados em algumas faixas, impedindo de ser ouvidas.