trabalho sobre o profeta isaías
O profeta Isaías tem seu livro classificado na bíblia, na seção dos “Profetas Maiores” do antigo testamento. Tal classificação deve-se à extensão dos escritos, contudo posso afirmar que ele também se destaca diante do conteúdo de suas mensagens, assim como sua pessoa. Várias foram as designações dadas a ele, tais como: “O profeta messiânico”, “O São Paulo do antigo testamento”, “O rei dos profetas” e “O profeta evangelista”. Seu livro é considerado por alguns a “bíblia em miniatura”.
Todos estes fatores destacam-se e atraem a atenção para esta personagem, que passa agora a ser analisada de forma sintética quanto a vida e obra.
1. A vida do Profeta
1.1 Seu Nome
O nome Isaías na transliteração do hebraico é “Yesha-yahu”, que significa, Javé salva, Javé é salvação, Javé deu salvação ou salvação de Javé.
O nome na cultura hebraica é significativo podendo determinar uma situação presente, ou sendo determinada por ela; podendo ainda corresponder ao caráter presente do seu protagonista. Ridderbos (1986, p. 9) ainda faz uma conjectura interessante sobre as circunstâncias para o nome do profeta ao escrever, “talvez os pais de Isaías lhe deram este nome para expressar a sua gratidão experimentada por ocasião do nascimento do seu filho”. Apesar desse comentário não encontrar evidências internas e tradicionais, ainda assim, o nome de Isaías, certamente, cumpre o seu papel, uma vez que em sua mensagem ele apresenta o Santo de Israel promovendo a salvação do seu povo mediante seu servo.
1.2. Sua Família
1.2.1. Sua Ascendência Seu nascimento pode ser calculado entre 765 e 760 a.c., visto que seu chamado profético deu-se por ocasião da morte do rei Uzias em 740 a.c. (Is 6:1). O próprio prólogo do livro (Is 1:1), nos apresenta a filiação do profeta: “filho de Amoz” (não o Amoz profeta vaqueiro). Este é o máximo de informação. Não há registro mais detalhado sobre seu pai, sua tribo ou dos seus primeiros anos de