Profétas e Vidêntes
Em nossos dias o termo profeta ou profetisa define alguém que denuncia as injustiças sociais e anuncia mudanças, alimentando, assim, o sonho de um outro mundo possível. Muitos de nossos profetas e profetisas já tiveram suas vidas ceifadas por aqueles que não suportam o incômodo da denúncia de seus atos contra a vida. Será que em Israel, quando alguém se referia a um profeta usava no seu vocabulário apenas o termo profeta? Ou o profeta exercia unicamente a função de profeta? Não. Ele era conhecido como profeta, mas também como vidente, visionário e homem de Deus. Como veremos, cada termo designa a função exercida por um profeta ou profetisa em Israel.
Profeta é um termo grego (profetes) que aparece na mitologia para referir-se ao personagem que interpreta as palavras confusas da sacerdotisa Pitia, que teria recebido a mensagem de Apolo, transmitida por Zeus[1]. O profeta era, pois, um interprete da divindade. Normalmente, o profeta é entendido como aquele que anuncia o futuro, porque as palavras da divindade quase sempre ser referiam ao futuro.
Vamos perceber que este conceito influenciou e perdura até nossos dias. Antes de entrarmos no significado bíblico e atual do ser profeta, vamos entender alguns sinônimos que lhe são atribuídos[2].
Além dos termos que descreveremos abaixo para designar o profeta, a Bíblia também faz uso de “Servo de Deus”, “Mensageiro de Deus”, “Sentinela”, “Guarda”, “Pastor”, etc.
PROFETA é aquele que recebe um Dom de Deus (graça, dádiva de Deus, e não por esforço, mérito, genético ou hereditário) a habilidade de predizer algo que vai acontecer, vindo do próprio Deus a palavra ou visão... sendo apenas um entregador da mensagem que Deus lhe confiou.exemplo: os Profetas