Resumo profetas 2
O autor em todo o texto da ênfase ao encontro com Deus e a conversão de homens a profetas. O interessante é que o autor descreve tanto a obediência do profeta, como a desobediência, seus momentos de glórias e também seus momentos de angustias, por parte do mesmo não interesse nenhum em esconder tanto os medos como os anseios dos profetas chamados para tal missão.
No começo do desfecho, o escritor apresenta o profeta Isaias, descrevendo a história da sua conversão e chamado, atribuindo a esse chamado a maneira pela qual Deus o chamou; Pois antes de enviar o profeta, Deus se manifestou em visão, purificou Isaias de seus pecados e por fim, o encarregou de sua missão. É interessante dizer que: Isaias ao presenciar a visão e ouvir a indagação de Deus, se prontificou antes mesmo de saber qual seria realmente esse chamado e Deus não só aceita essa condição de Isaias, como o capacita e o designa para tal missão, informando o do desfecho a ser seguido.
A seguir nos deparamos com a descrição do chamado de Jeremias, onde o mesmo faz comparações com o chamado do profeta Isaias e do profeta Ezequiel, a chamada de Jeremias se dá até mesmo antes do seu nascimento. Enquanto que Isaias contempla o trono de Deus e Ezequiel fala de uma estranha experiência com a teofania, o profeta Jeremias só indaga receber uma palavra do senhor e isso algo decisivo para toda a sua vida.
Segundo sicre o chamado de Jeremias se destaca unicamente, pelo fato da entrega total ao ministério a ele constituído, pois somente a vontade de Deus tinha que ser obdecida, independente de qualquer que fosse as circunstâncias. Observando a reação humana, no decorrer da vida de Jeremias, houve vários