estudante
No presente trabalho será posto em análise o livro “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato com seus vários aspectos literários que constituem a obra. Abordar-se-á também no presente trabalho a repercussão desse autor como escritor para crianças e ainda sua influência e divergências nos dias atuais.
Não se pode fazer uma análise literária sem antes fazer uma breve elucidação sobre o autor e seu contexto no período em que escreveu a obra. O autor conhecido não somente no mundo infantil, mas também pelos adultos, principalmente, pela obra sitio do pica-pau amarelo, que passa hoje nas telinhas . Lobato conta sua obra a partir dos seus próprios momentos de infância no sitio do seu avô, que depois veio a ser o seu sitio. O livro “Caçadas de Pedrinho” é produzido quarenta e cinco anos depois da abolição da escravatura no Brasil, diante dos fatos e de possíveis influências, ou de colocar o negro para falar, hoje o autor é taxado por alguns críticos como sendo racista. O fato chegou ao ponto do livro em destaque ser visto de uma maneira diferente, ou seja, por possivelmente se tratar do racismo o livro deveria ser visto de uma maneira diferente e somente poderia ser posto para leitura se o professor estivesse preparado para trabalhar com o mesmo. Já em nota oficial o MEC (Ministério de Educação e Cultura) afirmou que o livro não vai ser tirado da lista da literatura infantil.
O livro “Caçadas de Pedrinho” gira em torno de um personagem principal, Pedrinho, em um espaço natural/ rural que é o sítio de Dona Benta. Os personagens são Dona Benta que é a dona do sítio, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Emília a boneca, Cléo visitante do sítio, Marquês de Rabicó um porco falante, besouros amigos de Emília, uma onça na primeira parte do livro, um rinoceronte na segunda parte do livro e todos os animais da floresta. O livro gira em torno de um tema central que são as aventuras de Pedrinho, primeiramente no momento em que ele quer capturar a onça e