estudante
· Classe Myxine
As feiticeiras/peixes-bruxa são animais marinhos de corpo alongado e coloração rosa-acizentada, que podem atingir ate 1 m de comprimento. Secretam uma espessa camada de muco protetor sobre a pele e vivem enrolados, semi-enterrados, na lama do fundo dos mares. Graças à sua flexibilidade e ao muco extremamente escorregadio que recobre seu corpo, as feiticeiras são capazes de dar rápidos “nós” em si mesmos, o que lhes permite escapar dos inimigos. Há cerca de 64 espécies descritas; a maioria foi descoberta recentemente, a centenas de metros de profundidade nos mares.
Possuem uma série de tentáculos curtos em torno da boca, com função sensorial. Não há mandíbula, e a boca é guarnecida por duas estruturas horizontais cartilaginosas, móveis, com dentículos, que podem se projetar para capturar o alimento. Este consiste principalmente de anelídeos poliquetos ou peixes, vivos ou mortos.
No Japão e na Coréia, onde são conhecidos como “enguias-de-couro”, eles são utilizados em culinária. Sua pele é utilizada para fazer objetos como bolsas, sapatos etc., o que tem levado esses animais à ameaça extinção.
As feiticeiras têm crânio cartilaginoso, sendo por isso incluídos no subfilo Craniata (Vertebrata). Entretanto, eles não têm vértebras, e a sustentação do corpo está a cargo da notocorda, que perdura na fase adulta.