imunizaçao
1.1 – INTRODUÇÃO Este estudo fala de um dos processos mais importante na saúde publica, trata-se de imunização. A conscientização e a prevenção da doença através das vacinas. Vários projetos , campanhas publicas promovidas pelas comunidades e governos é montado para por em pratica a imunização, e dentro deste estudo poderá informa-se quais o tipos de imunização, a importância de ser imune, o que são vacinas e seus objetivos, a importância da vacinação das crianças entre outros que verão no calendário de vacina anexo.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – CONCEITO
A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa. Prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa; sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo microorganismo. A imunidade ativa dura muitos anos; a passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infecção particular. Os anticorpos colhidos dos humanos são chamados imunoglobulina e os dos animais, soros. A imunidade passiva dura apenas algumas semanas.
2.2 – TIPOS DE IMUNIZAÇÃO
2.2.1 – IMUNIZAÇÃO ATIVA
A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes . Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Os dois meios de se adquirir imunidade ativa são contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.
2.2.2 – IMUNIZAÇÃO PASSIVA
A imunização passiva é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal