Estudante
Como ponto de partida da análise, consideraremos quais são os motivos da interdependência econômica. 3.1 UMA PARABOLA PARA A ECONOMIA MODERNA
Possibilidades de Produção
Suponhamos um agricultor e um pecuarista. A tabela 1 abaixo ilustra a quantidade de carne e de batatas que eles conseguem produzir.
A partir dessa tabela, podemos produzir gráficos que demonstrem a fronteira de possibilidades de produção. Essas fronteiras representam as diversas combinações de produto que uma economia pode produzir e ilustram o principio de que as pessoas enfrentam tradeoffs. Aqui, podemos dizer que o agricultor e o pecuarista enfrentam um tradeoff entre produzir carne ou produzir batatas.
Se o agricultor e o pecuarista optam pela auto-suficiencia, cada um consome exatamente o que produz. Neste caso, a fronteira de possibilidades de produção também representa a fronteira de possibilidades de consumo.
Embora essas fronteiras sejam uteis para demonstrar os tradeoffs, elas não nos dizem o que eles efetivamente farão. Para determinarmos suas escolhas, precisamos conhecers os gostos do pecuarista e o agricultor.
Especialização e Comércio
Pelos gráficos abaixo veremos que a proposta de comércio entre o agricultor e o pecuarista oferece a cada um dos dois uma combinção de carne e batatas que seria impossível na ausência do comércio.
No primeiro gráfico, vemos que o agricultor passar a poder consumir o equivalente ao ponto A* e não mais ao ponto A. No segundo, o pecuarista passa a poder consumir o equivalente ao ponto B* e não mais o ponto B. Ou seja, o comércio permite que os dois consumam mais carne e mais batata.
3.2 O PRINCÍPIO DA VANTAGEM COMPARATIVA
Vantagem Absoluta: É a comparação entre produtores de um determinado bem, levando em consideração sua produtividade (produção por hora de trabalho). No nosso exemplo, o pecuarista tem vantagem absoluta na produção tanto de carne quanto de batatas