estudante
Sistemas Isolados: são completamente isolados do ambiente. Não trocam calor, trabalho ou matéria com as vizinhanças. São ideais, mas para fins práticos podemos considerar vários sistemas reais como sendo isolados.
Sistemas Fechados: trocam energia (calor ou trabalho) com as vizinhanças, mas não trocam matéria. Uma estufa é um exemplo de sistema fechado. Um frasco fechado também.
Sistemas Abertos: trocam energia (calor ou trabalho) e matéria com as vizinhanças. O oceano é um exemplo de sistema aberto. Uma reação química em um Becker também.
Volume de Controle: região do espaço limitada por uma superfície (real ou imaginária), cuja análise envolve fluxos de massa.
Fase: é definida como uma quantidade de matéria totalmente homogênea.
Processo de quase-equilíbrio: é aquele em que o desvio do equilíbrio termodinâmico é infinitesimal e todos os estados pelos quais o sistema passa durante o processo podem ser considerados como estados de equilíbrio.
Processo Isobárico: ocorre a p constante
Processo Isocórico (isométrico ou isovolumétrico): ocorre a V constante
Processo Isotérmico: ocorre a T constante
Processo Isentrópico: ocorre a s constante
Processo Isentálpico: ocorre a h constante
Processo Adiabático: sem ganho ou perda de calor.
Calor: é o fluxo de energia movida por uma diferença de temperatura.
Trabalho: é o fluxo de energia motivado por qualquer outra força motriz.
Cada uma das propriedades de uma substância, num dado estado, apresenta somente um determinado valor e essas propriedades tem sempre o mesmo valor para um determinado estado, independente da forma pela qual a substância chegou a ele. Quando o valor de pelo menos uma propriedade de um sistema é alterado, dizemos que ocorreu uma mudança de estado.
Propriedades Termodinâmicas
a) Massa Específica (ρ): é a massa associada à unidade de volume. ρ = m / V, [kg / m3 ]
b) Pressão (p) p = dF / dA , [N / m2]
OBS.: pressão absoluta
c) Temperatura (T)
Indica o