Trabalho de Legislação Social
Se tal anexo I da NR17 tivesse sido respeitado pelo empregador poderia ter sido evitada a situação da trabalhadora (caixa) do caso julgado abaixo que moveu reclamação contra supermercado exigindo indenização por adquirir DORT?
Tendo os textos apresentados como base, existem diversas doenças que os trabalhadores podem adquirir com o passar de sua jornada de trabalho.
Nos dois textos aborda-se a situação dos empregados que trabalham como caixas de supermercados e os problemas de LER ou DORT que possam ser adquiridos com o trabalho realizado.
No primeiro texto o Ministério do Trabalho apresenta a Norma Regulamentadora 17 que mostra como um trabalhador de um caixa de supermercado deve trabalhar a posição dos pés, esteira rolante automática, sem cantos vivos, apoio dos pés entre muitas outras especificações.
Já, quando o problema é apresentado no segundo texto, referente a uma operadora de um caixa de supermercado, podemos visualizar que a origem da sua doença se dá a movimentos repetitivos, ou seja, mesmo com a Norma Regulamentador 17, os atendentes de caixas de supermercados ainda estariam sujeito a problemas como LER e DORT.
Então mesmo se a empresa empregadora tivesse seguido as Normas Regulamentadora 17 o empregador ainda teria os problemas apresentados no processo, portanto a Norma Regulamentador 17 não teria efeito em doenças como LER ou DORT.
Com base nos textos apresentados, existem diversas doenças que os trabalhadores podem adquirir com o passar de sua jornada de trabalho.
Em ambos os textos aborda-se a situação dos empregados que trabalham como caixas de supermercados e os problemas de LER ou DORT que possam ser adquiridos com o trabalho realizado.
No primeiro texto o Ministério do Trabalho apresenta a Norma Regulamentadora 17 que mostra como um trabalhador de um caixa de supermercado deve trabalhar, a possição dos pés, esteira rolante automática, sem cantos vivos, apoio dos pés entre muitas outra