Estudante
Projeto de expansão das atividades da Fazenda da XXX
São Paulo/2013
Sumário
Sumário Executivo
O presente projeto visa demonstrar a viabilidade econômica da expansão das atividades da Fazenda da Figueira, localizada no município de Butiá, distante 5 km do trevo central da BR -290, cerca de 80 km de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. A fazenda é de propriedade familiar, sendo sua atividade principal a produção do feno tifton – 85.
A expansão inclui a criação de ovinos, assim como a comercialização de sua carne através de uma boutique denominada “Boutique da Ovelha”. Ela estará localizada em uma região nobre de Porto Alegre, considerando o publico alvo do empreendimento, o mercado consumidor e o pólo de serviços que a cidade possui, por ser a capital do Estado. Assim, apesar dos maiores concorrentes situarem-se na região leste do Rio Grande do Sul, a produção de carne ovina ainda é insuficiente no país. Este fator, atrelado também ao fato da criação de ovinos possuir a lã como um subproduto, utilizada pelo setor têxtil e calçadista, são fortes condicionantes para a implementação do empreendimento.
Dessa forma, considerando o cenário politico – econômico do Brasil, assim como o cenário delimitado de Porto Alegre, considerando-se as condições da economia brasileira e algumas variáveis, foi possível embasar o consumo previsto (a demanda esperada) para a venda de carne ovina através da boutique. Além disso, a iniciativa do empreendimento é justificada também pelos hábitos alimentares do Rio Grande do Sul, onde o consumo de carne é extremamente elevado, possuindo tradição agropecuária, abrigando propriedades essencialmente familiares.
Essencialmente, o conceito da boutique foi desenvolvido baseando-se não apenas na venda de cortes selecionados de carne, mas também no atendimento diferenciado e exclusivo de seus funcionários altamente qualificados e