Educação de Jovens e Adultos
GÉSSICA GONÇALVES FONSECA
JANINE ARLEU MACEDO SILVA
NATÁLIA HUSS PEREIRA
STHELA DE BASTOS NEVES
DIAGNÓSTICO DA REALIDADE DA EJA NOS MUNICÍPIOS DE ALEGRE E JERÔNIMO MONTEIRO
ALEGRE
2013
Introdução
Os alunos da EJA são, em sua maioria, pessoas que por variados motivos não tiveram acesso a escolarização na idade adequada, possuem realidades diferentes e para voltarem à escola enfrentam diversas dificuldades.
Oferecer a modalidade EJA requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de inclusão dessas pessoas nas redes de educação pública do nosso país. No entanto, alfabetizar é somente a primeira parte do processo. O que não se pode é pensar que só alfabetização poderá garantir desenvolvimento social destas pessoas.
Diagnóstico da Realidade da EJA nos municípios de Alegre e de Jerônimo Monteiro
O objetivo geral deste trabalho foi identificar a forma e os critérios que a EJA está sendo desenvolvida nas escolas do município de Alegre e Jerônimo Monteiro – ES, verificando a formação, os conhecimentos e os desafios explicitados nessa modalidade.
No município de Alegre a Educação de Jovens e adultos – EJA está funcionando com base em ações previstas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade.
O Projeto se iniciou em 08/06/2009, com 20 salas. No ano de 2010, com o projeto, “A Alfabetização é um direito”, convênio do município com a SEDU, havia 26 salas, destas, 03 foram fechadas por baixa frequência. No ano de 2011 existia um total de 20 salas que finalizaram em 30/11/2011.
No ano de 2011 foi encerrado o projeto “A Alfabetização é um Direito”, e o município vendo a necessidade da continuidade dos estudos, abriu 06 salas de EJA da 1ª a 4ª série, nas localidades: Rive, Santa Angélica, Placa, Assentamento Paraíso, Luciano