Estudante
Cognição exaustiva.
Juízo de certeza.
Decisão com caráter de definitividade. PROCESSO CAUTELAR-
Cognição sumária.
Juízo de probabilidade.
Decisão com caráter de provisoriedade.
Contém a um só tempo as funções do processo de conhecimento e de execução.
Tem por elemento específico a prevenção.
Busca preservar o resultado útil do processo de conhecimento ou de execução.
Mantém ela relação de subsidiariedade com a ação de conhecimento ou de execução, que é por isso chamada de principal.
Consiste no direito de provocar, o interessado, o órgão judicial a tomar providências que conservem e assegurem os elementos do processo (pessoas, provas e bens), eliminando a ameaça de perigo ou prejuízo iminente e irreparável ao interesse tutelado no processo principal; vale dizer: a ação cautelar consiste no direito de assegurar que o processo possa conseguir um resultado útil'.
Sua função,é meramente auxiliar e subsidiária. Não busca a composição do litígio, não procura satisfazer o direito material dos litigantes, mas apenas garantir o direito a um resultado eficaz que será dado pelo processo principal.
Encerra-se através de uma sentença.
Como cautelar não decide sobre o mérito, essa sentença não fará coisa julgada material, só formal, logo, poderá serrevogada ou modificada pelo juiz se depois ele a julgar inadequada ou inútil. Características Instrumentalidade - Significa que a cautelar não tem um fim em si mesma, mas é apenas um meio para que se efetive o objetivo da prestação jurisdicional que é a justa e útil satisfação do direito material, por isso é que Humberto Theodoro diz que: o Processo principal busca tutelar o direito; o Processo cautelar tutelar o próprio processo principal, já