Estudante
Terça, 24 Julho 2007 11:54
A Agricultura constitui principal objecto estratégico para a erradicação da pobreza absoluta no país, sabido que cerca de 80% da população moçambicana vive basicamente da prática da agricultura.
No país, o Ministério da Agricultura é o órgão Central do Aparelho do Estado que, de acordo com os princípios, objectivos e tarefas definidas pelo Governo, é responsável pela execução de políticas de agricultura nos domínios público, comunitário e privado.
A produção agrícola e pecuária no país é praticada em cerca de 3.2 milhões de explorações agro-pecuárias, das quais 99% são classificadas como pequenas explorações que na sua maioria exploram áreas com dimensões de menos de dois hectares.
A agricultura em Moçambique constitui uma área de actividade de grande importância para a economia e constitui a base da segurança alimentar e de renda para a maioria da população moçambicana.
Segundo dados do Trabalho de Inquérito Agrícola de 2003(TIA 2003), cerca de 88% dos agregados familiares praticam de uma forma ou outra a actividade agro-pecuária.
E de acordo com dados estatísticos disponíveis e actuais, o sector agrário como um todo, contribui para o Produto Interno Bruto com cerca de 25.9% (a preços de 1996). A Agricultura sozinha, contribui com cerca de 22.1% no Produto Interno Bruto
Os desafios do sector agrícola em Moçambique são: aumento da produção e Produtividade; uso de tecnologias melhoradas, disseminação e adopção das mesmas; prevenção das calamidades naturais nomeadamente : a seca e as inundações; escoamento de produtos agrícolas das zonas de maior produção para as deficitárias( devidos ás más condições de transitabilidade das vias em muitas zonas do País); acesso ao mercado de insumos e transformação da agricultura de subsistência em agricultura virada para o mercado.
A agricultura constitui a base da segurança alimentar da população, principalmente nas zonas rurais onde a pratica desta