Teoria da Contabilidade
Para iniciarmos os estudos, leia o seguinte texto: Origem da contabilidade.
Ao longo da história, a Contabilidade vem utilizando os mais diversos meios e ferramentas para registrar os fatos econômicos que afetam o Patrimônio das entidades, sejam elas individuais ou coletivas.
Diversos são os desafios que se antepõem aos acadêmicos e profissionais contábeis quanto à mensuração dos Ativos e diversas foram as Eras pelas quais a economia foi influenciada: a Era Agrícola, a Era Industrial e hoje a Era do Conhecimento.
Em cada um desses períodos, as forças motrizes da economia foram sofrendo alterações, alternando-se entre Terra, Capital e Trabalho, nas Eras Agrícola e Industrial. Nessa nova Era que vivenciamos, surge um novo recurso como força motriz da economia que é o Conhecimento aliado à Tecnologia de Informação, que permitiu a quebra de barreiras físicas, tornando a economia um mercado único. Em verdade, esses desafios têm sido pesquisados atualmente pelo autor em diversos segmentos: presenciais, ausenciais e/ou através de atividades síncronas e assíncronas.
Aula 1: Os Princípios da Contabilidade e a Revolução Industrial
O desafio de mensuração que enfrentamos hoje é conhecido como Capital Intelectual, fator que influencia o valor de mercado das entidades em relação ao seu valor contábil, muito aquém do que a realidade nos mostra.
O Capital Intelectual aliado ao Goodwill , entre outros Ativos Intangíveis, não é um fato novo que se apresenta à Contabilidade. A busca de mensuração desses intangíveis pelos acadêmicos e profissionais contábeis é constante, sempre no sentido de buscar paradigmas de mensuração e evidenciação dos mesmos, ferramentas que são usadas no suporte ao processo de tomada de decisão. É sempre importante procurar demonstrar que o Conhecimento agrega valor às entidades, além das dificuldades de sua mensuração, porém, destacando que existem modelos