estudante
a) Reação da Ninhidrina
Essa reação é utilizada na identifição de aminoácidos, uma vez que a ninhidrina é um forte agente oxidante que reage com os aminoácidos resultando uma mudança de coloração que, dependendo do número de resíduos de aminoácidos, a intensidade da cor será maior ou menor (1). Usando esta reação, separamos previamente a clara e a gema de um ovo em béqueres diferentes. Assim, extraímos 1 mL para o tubo de ensaio número 1 (que continha 0,1 M em pH 7,8) com auxilio de uma pipeta e em seguida agitamos o tubo.
*colar foto da foto antes de ficar roxo
Logo após, extraímos 2 mL dessa solução e misturamos ao tubo número 2 (que continha 3 mL de solução ninhidrina). Colocamos então o tubo 2 em banho Maria por 2 minutos e observamos a seguinte mudança de coloração:
b) Reação do Biureto
Esta reação identifica substâncias que apresentem o grupo carbamínicos (CO-NH2) uma vez que o sulfato de cobre em meio alcalino reage com essa substância (no caso, as proteínas) resultando em uma cor caracteristíca (1). Utilizando tal reação como base, extraímos 1 mL da solução do tubo 1 (clara + tampão fosfato) e adicionamos ao tubo 3 (que continha 3 mL de biureto) e observamos a seguinte mudança:
*Foto antes da reação
c) Solubilização (salting in)
Esse fenomeno ocorre quando adiciona-se um sal fraco em determinada concentração ou um sal forte em baixa concentração em uma solução de água e proteínas. Os íons do sal interagem com as moléculas de proteína criando uma camada de solvatação que aumentará a solubilidade da proteína na água, já que os íons interagem mais fortemente com a água (1). Com o conhecimento dessa tecnica, adicionamos ao tudo 4 (que continha 4 mL de água destilada) 2 mL de clara e misturamos suavemente. Em seguida, colocamos gota a gota de uma solução de cloreto de sódio numa concentrção de 1 M e observamos o resultado.
d) Precipitação sem desnaturação (salting out)
Esse fenomeno se dar