Estudante
Estudo de caso Petrobrás
Estudo de Caso: Petrobrás
Exercício
1 – Stakeholdrs Externos: BNDES (Banco nacional de desenvolvimento Social); Clientes (Indústrias produtoras de veículos, distribuidores de combustíveis e refinarias estrangeiras); Fornecedores (Grandes estaleiros e conglomerados da indústria de navegação marítima e o Sindpetro (Sindicato das indústrias de petróleo.
Stakeholdrs Internos: Governo por possuir mais de 50% das ações e seus mais de 60 mil funcionários.
2- Sim, afeta significativamente, pois além do governo ser o maior acionista da empresa as ações de decisões da Petrobrás influencia e impacta significativamente a economia nacional, aumentando a influencia do governo nas decisões internas e externas da empresa.
3- Porque a Petrobrás detinha o monopólio de prospecção, exploração e refino do petróleo no pais; permitindo assim um grande crescimento. O ponto negativo era a falta de incentivo para a organização incrementar sua produtividade e eficiência.
4- O governo tem uma influência direta forte na formulação de preços, devido a seu impacto na inflação, pois os preços da commodity afeta diretamente o preço de vários produtos, pois a gasolina, diesel e álcool são matérias primas para o transporte de alimentos e a alta do combustível e repassada para o consumidor final.
5- Por que a empresa passou a negociar suas ações preferenciais na bolsa de valores de Nova York. Isto representa para a empresa a capitalização da mesma, uma oportunidade de Prospectar e investir em novas tecnologias. Esse fato pode levar a questionamentos sobre a internacionalização da empresa, e receio por parte da opinião pública sobre a perda do controle acionário da organização.
6- Por que vivemos em uma economia global; onde ações da empresa negociadas no mercado externo, como a bolsa de valores sofre variações. Com o aumento do preço da commodity há uma variação do preço no mercado brasileiro.
7-